Cicloturismo entre Lapas e Cavernas

 

O Cicloturismo na região da Gruta da Lapinha e Parque Estadual do Sumidouro é um dos atrativos de maiores potenciais da região Cárstica de Lagoa Santa. Aqui é possível pedalar por uma região rica em histórias e atrativos geológicos e naturais. Apesar do apoios incipientes e da pésssima infra estrutura oferecida pelos agentes públicos locais, a todo final de semana é possível se ver pequenos grupos que giram na região vindo de diversas localidades principalmente da região norte da capital mineira e municípios adjacentes. O ciclismo é um dos esportes que mais crescem no país e no mundo por suas caractérísticas ambientais e sustentáveis seu impacto até certo ponto pode ser considerado irrelevante.

 

Este espaço pretende aos poucos ir demonstrando o enorme potencial que vem sendo subestimado a cada dia em que se discutem e implementam -se pseudo ações de gabinete voltadas para o turismo local. Pretendemos neste espaço formatar modelos e sugestões de trilhas, distâncias, níveis de dificuldade, possibilidade de operação e circulação, entre outras. Nosso ponto de referência sempre será a Gruta da Lapinha, e a comunidade adjacente à região incorporada pelo P.E do Sumidouro.

 

ATENÇãO –

1 - Muitas das trilhas e caminhos sugeridos aqui estão em áreas de Preservação Ambiental, ou em propriedades particulares, e estão sujeitas a autorização por parte dos responsáveis. Importante ressaltar que todos os trajetos seguem por trilhas já demarcadas e historicamente utilizadas por moradores e visitantes.

2 – Todos as trilhas e caminhos sugeridos aqui devem de preferência serem feitos com acompanhamento de guias de ciclismo local e também apresentam alternativas no caso de interrupção de alguma passagem.

3- com guia ou sem guia não deixem de pedalar pelas ótimas e pouco conhecidas opções da região, a aventura sempre será o melhor guia para o conhecimento.

4 – Procurem não sair das trilhas ou estradas assim como causar o mínimo impacto durante sua passagem.

 

 

 

 

 

 

 

Circuito 1

Entorno do P. E do Sumidouro e P.E Cerca Grande

 

Distância: (+- 45kms)

Nivel: Intemediário

Trilha/Estradão/Asfalto

Tempo Duração: 4 a 5 horas com paradas.

 

Principais atrativos:

 

Gruta da Lapinha – Casa Fernão Dias –

Parque Estadual do Sumidouro – Pinturas Rupestres

Parque Estadual da Cerca Grande,

Lapa da Samambaia.

Descrição:

 

Parte 1 - Partindo da Gruta da Lapinha contorna o Morro do Cruzeiro pegando a trilha das piabas para a esquerda. Passa perto do centro de pesquisas do Parque pegando a mesma estrada em direção a Quinta do Sumidouro. Visita à casa de Fernão Dias (Opcional). 5 Kms

Parte 2 – Da casa do Fernão Dias , seguir direção Fidalgo pegando estrada de terra beirando a Lagoa do Sumidouro. Chegando em Fidalgo passar reto pela vila, buscando porteira de entrada por dentro para Mucanbeiro passando pela Lapa da Cerca Grande. (Visita opcional – Precisa ser agendada). 8Kms,

Parte 3 – Sítio Arqueológio Cerca Grande seguir direto até Mucambeiro. Pequeno distrito de Matozinhos, com algumas opções de alimentação, lugar ideal para um almoço ou pequeno reabastecimento para seguir contornando esta importante área de preservação. 8Kms

Parte 4 – Mucambeiro seguir para Lagoa de Santo Antonio, distrito de Pedro Leopoldo, pegar estrada para Fidalgo. Por esta estrada é possível seguir por diversos caminhos e chegar a sítios arqueológicos importantes. O caminho mais interessante a meu ver, para se completar a volta é ficar atento para na altura da Lapa da Samambaia, que pode ser notada por uma grande fazenda de tijolinhos vermelhos ao topo da montanha a direita a poucos kilómetros de Lagoa do Santo Antonio, existe uma estrada de terra que cortando por dentro chega-se a sede da Fazenda Samambaia. Partindo da Sede mais dois kms chega-se de volta a Gruta da Lapinha.

 

(31) 3689-8442

 

(31)998313107

 

portugalbraga@grutadalapinha.com.br​
 

Endereço​​​​​​: Rua Argentina, 588, Gruta da Lapinha - Lagoa Santa - MG

  • Instagram
  • Facebook

© 2019 - Escalarte