Sobre

   Lapinha é o nome que recebeu o pequeno povoado que se formou próximo à uma das formações rochosas em caverna mais bonitas e atraentes da região: a Gruta da Lapinha. Importante no cenário espeleológico, arqueológico e ambiental, a gruta apresenta diversas galerias com formações típicas como estalagtites, estalagmites, véus, cortinas e travertinos de impressionantes belezas cênicas.

 

 Durante o segundo quartel do século XVII, chegou à região o bandeirante Fernão Dias acompanhando de seus comparsas, entre eles Borba Gato e Matias Cardoso que subiam o rio das Velhas em busca de esmeraldas e metais preciosos. Muitos lugares utilizados como pouso para a expedição deram origem à povoados como o caso do Arraial do Sumidouro, onde por volta de 1675 foi palco de uma importante cisão do grupo bandeirante. José Dias filho seu filho, foi acusado de traição, enforcado e parte da bandeira, índios mansos, e mamelúcos se espalharam pelos arredores do que hoje é conhecido como “Quintas do Sumidouro”.

 

 

 O Distrito da Lapinha (Lagoa Santa) e Quintas do Sumidouro ( Pedro Leopoldo), distam entre si cerca de 5 kms e hoje se apresentam como um refúgio rural/ambiental bem as margens de um grande aglomerado urbano como Belo Horizonte. A região ainda preserva algumas fazendas do período colonial como as Fazendas de Fidalgo, Mocambo, e São Sebastião. Conhecida como casa de Fernão dias, uma edificação do mesmo período foi restaurada na Quintas do Sumidouro e serve como sede do Parque Estadual do Sumidouro. Outra entrada para o Parque está na Gruta da Lapinha, onde recentemente foi construído um museu dedicado à paleontologia, a arqueologia e espeleologia.

 

 

  “Desde o início do séc.XVIII, a região ribeirinha do rio das Velhas encheu-se de fazendas escravistas e propriedades camponesas, além de locais onde era feita a exploração do ouro. Nas proximidades do Arraial do Sumidouro, havia grandes fazendas com muitos escravos, dedicados à agricultura – produção de alimentos para venda no mercado de Sabará e à mineração no rio das Velhas, cujo exemplo mais significativo é a Fazenda da Jaguára, cuja carta de sesmaria é de 1710”. (vasconcelos 1927)

Atualmente a região vem sendo ocupada por sítios e chácaras. A cada dia aumentam o número de pessoas que procuram suas paisagens para a prática de esportes ao ar livre, como o ciclismo, a caminhada e a escalada em rocha. Para todos estes, as paisagens cársticas apresentam diversos roteiros e desafios.

(31) 3689-8442

 

(31)998313107

 

portugalbraga@grutadalapinha.com.br​
 

Endereço​​​​​​: Rua Argentina, 588, Gruta da Lapinha - Lagoa Santa - MG

  • Instagram
  • Facebook

© 2019 - Escalarte