• Andre Potugal Braga

1ª ATM Carste - Abertura da Temporada de Montanhismo do Carste - Lagoa Santa 2019

Atualizado: 9 de Ago de 2019


foto: Phil Lobo

O que é a ATM?


Tradicionalmente, a escalada alpina está relacionada a um período do ano em que as condições climáticas são mais favoráveis às expedições em grandes montanhas. Enquanto no Hemisfério Norte busca-se evitar o inverno mais rigoroso, no Brasil, escalamos o ano inteiro, mas no inverno as condições são mais favoráveis com a amenização do calor e a diminuição das chuvas tropicais. Desta forma, o mundo inteiro celebra a Temporada de montanhismo, de Norte a Sul.


O envolvimento da comunidade:


foto:Crys Jardim

A comunidade envolvida se fez representada em diversos setores. Gestores Públicos estaduais e municipais, representados pelo Gerente da Unidade Parque Estadual do Sumidouro (IEF) Instituto Estadual de Florestas Rinaldo dos Santos, Diretor de Cultura e Turismo do Município de Lagoa Santa , Marcelo Monteiro, Diretor de Esportes de Lagoa Santa Arnaldo Marchesothi,e do gerente de Turismo do Município de Pedro Leopoldo , André Jordani. A comunidade local também se fez presente, através das doceiras tradicionais da lapinha ,hoje organizadas pela “Rota das doceiras” e que estiveram novamente em seu ponto tradicional, assim com ambulantes locais puderam novamente comercializar seus itens na praça da Gruta. Presença marcante foi da comunidade escaladora que se organizou e tornou público o Movimento Onda de Calcário, formado por escaladores dos mais diversos campos de atuação e montanhistas ativistas. Representantes da FEMEMG - Federação Mineira de Montanhismo e Escalada, Valeska Oliveira e Mariana Avellar, AME - Associação Mineira de Escalada, Diego Lara e escaladores de diversas gerações que encheram e apreciaram o momento histórico durante todo o dia.


A Escalada no Maciço Lapinha na ATM Carste 2019:



foto:Crys Jardim


Em dia de celebração o acesso ao maciço foi liberado de cobranças. O que se mostrou um enorme sucesso. Há muitos anos o maciço Lapinha não chegava ao número máximo de escaladores permitido no plano de manejo de 40 pessoas. Neste dia logo pela manhã, a lotação já havia sido alcançada, o que fez com que muitos escaladores se dirigissem a outras áreas de escalada no entorno do Parque Estadual do Sumidouro. Este fato, é mais um que demonstra na prática a importância da Parque Estadual do Sumidouro na geração de oportunidade de negócios e desenvolvimento econômico das comunidades envolvidas e do entorno. Muitos retornaram para as celebrações e show de encerramento. Outro destaque foi a liberação das históricas vias da parte frontal do maciço na praça da Gruta foram liberadas para serem escaladas de “top rope’’ por iniciantes e saudosos veteranos. Estas vias que foram as primeiras do lugar não eram escaladas a mais de vinte anos. Pela primeira vez também foi montado na praça da Gruta na portaria principal do Parque Estadual do Sumidouro um parede de escalada indoor da Summit Escaladas, foi montada para que crianças, jovens, e adultos pudessem pela primeira vez experimentar a prática esportiva e tomarem conhecimento de seus benefícios.


foto:Phil Lobo

O debate e avanços na política do esporte nos municípios envolvidos:



foto:Crys Jardim

Um dos pontos altos da primeira ATM Carste 2019 foi o debate realizado no anfiteatro da Concha Acústica da Gruta da Lapinha. Com a participação de personalidades e gestores públicos, foi apresentado o Projeto de Lei municipal de Incentivo aos Montanhismo, Escalada e esportes rupestres. Aproveito a ocasião para em nome do Movimento Onda de Calcário, agradecer a participação e apoio fundamental das prefeituras de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo quem estimulam o movimento desde sua gestação, em busca de políticas intermunicipais para o entorno do Parque Estadual do Sumidouro. Um agradecimento mais que especial também a Vila de Cultura, em nome do vereador Artileu Bonfim, presente

desde a primeira formação desta onda e fundamental durante o processo de elaboração da Lei da “Montanha”, que será agora encaminhada para os legislativos municipais envolvidos.


foto: Crys Jardim

A participação das Doceiras Tradicionais da Lapinha na ATM Carste 2019:


Foto:Crys Jardim

Esta presença foi um marco no envolvimento da comunidade do entorno do Parque. Tradicionais na região, as doceiras hoje vivem um processo de valorização de seus conhecimentos e memórias que remetem a gerações. O Projeto idealizado pelo vereador Waguinho da Lapinha e mantido pela prefeitura de Lagoa Santa a “Rota das Doceiras” vem trazendo visibilidade, organização e oportunidades de negócios assim como possibilitando a reocupação de espaços tradicionais de vendas como a praça da Gruta da Lapinha, atualmente a portaria principal do Parque Estadual do Sumidouro.


Shows e atividades culturais na concha acústica da Praça da Gruta da Lapinha:


Aberta a temporada de montanhismo do Carste, foi a hora celebrar com o show histórico da Banda “Homens Verdes”. A banda formada por escaladores pioneiros, entre eles alguns responsáveis pela abertura das primeiras vias no Carste Mineiro, ainda nos anos 90. Apresentou músicas autorais inspiradas na cultura de montanha, na escalada da lapinha, e muito rock and roll. Outra participação importante foi a presença da DJ Sandri Leão, montanhista, escaladora, artista, produtora, e agitadora cultural na região metropolitana. O cinema também marcou presença na 1ª ATM Carste 2019, com a exibição durante todo o dia de produções audiovisuais de produtores locais e ainda da produtora paulista 100 limitefilmes, que vem elevando o padrão da produção audiovisual em torno do montanhismo brasileiro.


banda Homens Verdes - foto: Crys Jardim


A trilha auto guiada e a abertura de novos atrativos no Parque do Sumidouro:


Foto: Phil Lobo

Uma das novidades para o anos de 2019 é a abertura de novos atrativos no Parque Sumidouro, que desta maneira expande as práticas esportivas dentro do parque também para caminhadas e corridas em trilhas, por entre lapas e dolinas. Para os inscritos na 1ª ATM Carste 2019 o acesso à travessia Lapinha - Sumidouro, também foi gratuito neste dia, e contou com a participação do Centro Excursionista Mineiro (CEM), histórico grupo montanhista do estado de Minas Gerais e também do belo grupo caminhante, “De Bem Com a Trilha”.


foto: Phil Lobo

Desdobramentos, considerações e agradecimentos.


foto: Phil Lobo

A realização da 1 ATM Carste 2019 se mostrou de enorme valor simbólico e prático, capaz de agregar representantes de todos os setores envolvidos no desenvolvimento da cultura, do esporte, e do montanhismo. A praça pública estadual esteve repleta de atividades ao ar livre que sensibilizam para práticas desenvolvidas na região e que potencialmente se apresentam como atividades de mínimo impacto ambiental, e de grande valor agregado para o desenvolvimento econômico e sustentável para as comunidades do entorno do Parque Estadual do Sumidouro. Demonstrou também a importância do Parque Estadual Do Sumidouro como ator motivador capaz de potencializar a atividade na região intermunicipal que se localiza, englobando três importantes comunidades. Uma no município de Lagoa Santa, a Lapinha. Duas no município de Pedro Leopoldo, a Quintas do Sumidouro, e o Fidalgo. Fica demonstrado ainda a importância da ação intermunicipal por parte dos gestores das pastas municipais correlatas no sentido de propor políticas públicas e ações, no âmbito do turismo, do esporte e da cultura, que favoreçam o desenvolvimento das atividades correlatos à prática do montanhismo e escalada. A motivação de outros atores de não menos importância também foi visível uma vez que diferentes gerações e estilos do montanhismo se congregaram na praça, e ainda tendo o Maciço Lapinha dentro do parque Estadual do Sumidouro, excepcionalmente sua lotação máxima.


foto: Crys Jardim


O Movimento Onda de Calcário aproveita a ocasião para agradecer a cada um dos seus membros colaboradores e apoiadores. Alguns agradecimentos especiais se fazem importantes no momento para destacar o envolvimento fundamental na concretização de mais um passo para o desenvolvimento do montanhismo, escalada, esporte, cultura e meio ambiente na região do Carste Lagoa Santa. Obrigado a prefeitura de Lagoa Santa, que disponibilizou a estrutura necessária e a inserção da ATM Carste dentro da programação da consagrada, Semana Lund, na figura do gerente de Cultura de Turismo Marcelo Monteiro, e do gerente de Esportes e Lazer Arnaldo Marchesoti. Agradecemos a compreensão, o apoio e a cordialidade de toda a equipe de funcionários do Parque Estadual do Sumidouro, em especial ao gerente da unidade Rinaldo de Souza, que vem recebendo e apoiado de braços abertos todas as iniciativas do Movimento Onda de Calcário. Gratos à prefeitura de Pedro Leopoldo pela participação no debate e constante diálogo com o movimento, em nome do gerente de Turismo André Jordani. Ao vereador em Lagoa Santa Artileu Bonfim,com carinho, consideração e máximo respeito, ao mentor intelectual da Lei Municipal de Incentivo aos Esportes Rupestres e de Montanha” , mantenedor da “Vila de Cultura”, e apoiador do movimento desde seus primeiros ventos. À Decatlhon - artigos esportivos de Belo Horizonte por demonstrar seu envolvimento com as comunidades locais e com o desenvolvimento do esporte e da cultura de montanha no estado, na figura de Danilo Murta, sempre disposto a ouvir e escalar junto. À Revista Oncotô, que garantiu o design e a produção gráfica da ATM Carste 2019. Às doceiras tradicionais da Lapinha, e a Marta do Receptur, que não deixaram a peteca cair, e assumiram o ponto, vida longa a Rota da Doceiras!! Ao Cleiton do carrinho de cachorro quente. À Dj Sandri, à Banda Homens Verdes, e a cada um de seus integrantes, em especial aos escaladores Aloisio(Vocal), Fabinho(Guitarra) e Thunder,(Baixo) que fizeram do show um momento histórico. À Summit Ginásio de Escalada - sempre junto ao Movimento Onda de Calcário e à escalada no Carste, disponibilizou o muro de resina que possibilitou a muita gente o primeiro contato com a escalada esportiva, obrigado, Igor, Natália e á pequena Bianca. Ao Diego Lara, brilhante geógrafo da escalada mineira um agradecimento também especial, por seus esclarecimentos sobre o histórico e potências da região do Carste. À Crys Jardim pela disposição e olhar apurado na linda cobertura fotográfica deste momento. À AME , associação Mineira de Escalada, e à FEMEMG , federação Mineira de Montanhismo e Escalada, nos nomes de Valeska Oliveira e Mariana Avellar. Ao CEM - Centro Excursionista Mineiro, e ao clube de caminhada “De bem com as trilhas”.

11 visualizações

(31) 3689-8442

 

(31)998313107

 

portugalbraga@grutadalapinha.com.br​
 

Endereço​​​​​​: Rua Argentina, 588, Gruta da Lapinha - Lagoa Santa - MG

  • Instagram
  • Facebook

© 2019 - Escalarte