Vargem da Lapa do Beijo

"Ninguém sabe de nada e quem sabia se omitia. Este lugar é um dos mais lindos, bem no centro da comunidade, é preciso resgatá-lo e devovê-lo a quem de fato pertence. Ótima opção de turismo para jovens e idosos. Abandonado, inclusive por quem deveria tomar conta."

A Vargem da Lapa do Beijo, uma área bem próxima à principal pracinha da comunidade e que apesar das constantes memórias a respeito desta lapa como ponto de passagem e de contemplação por parte dos moradores, somente recentemente conseguimos um acesso `a área, graças à dona Viviane, uma das propietárias de um dos terrenos `a frente da lapa, que por sua vez é patrimônio da união e da humanidade. Quando começamos nossas visitas a cerca de 3 meses, o que encontramos foi um lugar abandonado, repleto de pixações e cercas irregulares. Identificamos algumas pixações bem recentes inclusive de outros estados o que demonstra a visita mesmo que esporádica de eventuais turistas. Neste lugar a cerca de 200 metros do asfalto foi possível contemplar as pinturas rupestres e debater sobre formas de expressão, tendo as próprias crianças chegado a conclusão de que as pixações servem apenas para sujar o lugar.

Pesquisando as origens, descobrimos que o lugar recebia o nome de Vargem da Lapa, ou seja, uma área de cultivo que aproveitava a base do maciço, que está sempre alagada no período das águas. O nome atualmente usado, lapa do Beijo, refere-se ao apelido de um antigo e tradicional morador que habitou uma casa próxima à lapa. o Sr. Benjamin Arruda, e que deixou muitas histórias para serem contadas... 

Mostrar Mais

(31) 3689-8442

 

(31)998313107

 

portugalbraga@grutadalapinha.com.br​
 

Endereço​​​​​​: Rua Argentina, 588, Gruta da Lapinha - Lagoa Santa - MG

  • Instagram
  • Facebook

© 2019 - Escalarte